domingo, 27 de julho de 2008

coisas do nosso sertão...




Tava dando uma passeada no blog de Tell e vi umas fotos que ela fez no Sertão de Pernambuco.
Lembrei de como as minhas andanças naquele pedaço do Brasil me fizeram crescer e ter uma visão diferente do mundo.
Aprendi a olhar pro umbigo do vizinho lembrando da gordurinha localizada que envolve o meu.

Por exemplo:
Uma vez tava em Poço Redondo, interior de Sergipe, pra gravar um DVD (vcs ainda vão ouvir muitas histórias de lá aqui nesse blog).
O dia amanheceu totalmente nublado. Íamos gravar uma externa num lugar dificílimo de chegar (onde Lampião foi assassinado). E eu tava pensando (e quase xingando) como ia ser melhor se tivesse aquele céu azul de sertão pra fazer as minhas imagens...

Daí pegamos uma caminhonete pra ir pra locação.
Eram 5h da manhã.
Tinha uma nuvem preta sobre as nossas cabeças.
Eu tava com a testa franzida, preocupada com o resultado da filmagem e, sentado junto de mim, tinha um agricultor, assentado do MST, que planta quiabo.
A região vive na maior seca e, apesar do Rio São Francisco ali do lado, tem a maior dificuldade pra irrigar a plantação e tudo fica mirrado...

Ele olhou pro céu e, com os olhinhos brilhando, disse:
-que dia lindo, né?

Refleti, olhei a roça seca e respondi, quase com vergonha de tudo que pensei:
-É.

É o sertão professor ensinando que o belo é relativo...

4 comentários:

Unknown disse...

Belíssimo!... Até eu levei um tapa com luvas de pelica agora...rs... Bjs, Nilton(Bauru)

Ido disse...

De novo o olhar ...
ô coisa importante!
Beijo pequena.

Tell Aragão disse...

já um outro disse, em entrevista, sobre a chuva: "tamo rico, moça"...
nos faz pensar o que é realmente importante nessa vida

carlinha navarro disse...

gente, esse blog tá virando filosofia pura!
preciso escever umas bobagens senão as pessoas vão achar que eu sou uma pessoa que se pode levar a sério :p
mas é bom filosofar de vez em quando, né?
e o sertão ensina que é uma beleza.