segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dona Zefa

Gente,
fiz vários trabalhos em Poço Redondo, no interior de Sergipe.
Guardo aquela terrinha no meu coração e as figuras de lá também.

Quando estávamos gravando o DVD sobre a região, conheci Dona Zefa da Guia.
Mulher espetacular. Moradora da Serra da guia, onde há uma reserva de orquídeas.
Ela é a parteira mais experiente do lugar(já fez mais de 5 mil partos, segundo ela mesma!!!!).

Fomos gravar a receita do "pirão de mulher parida" que ela faz para mulheres que acabaram de dar à luz.

Durante a gravação, aconteceram algumas situações, eu diria, curiosas...

A primeira foi quando fomos gravar ela matando o galo pra fazer o pirão.

o maior clima de gravação no ar...

- Atenção! Silêncio! Gravando!

E Dona Zefa puxa a cabeça e os pés do galo, quebrando o pescoço do bicho, sem permitir que ele dê nem o seu último pio.

Daí, surge a pérola da equipe:
- dá pra fazer de novo?

Vcs precisavam ter visto a cara de Dona Zefa!
E ela, com toda a tranquilidade do mundo responde:
- Ele já morreu...

Continuamos a gravação.

Dona Zefa passa a faca no pescoço do galo e voam váááário caroços de milho que o bichinho tinha comido antes do sacrifício.
Na hora correm inúmeras galinhas e se fartam com aquele, digamos, "sobejo" do galo.

Honestamente, eu invejo o desapego das galinhas...
Tenho muito o que aprender com elas.

Não fiquei até o final, mas dizem que a equipe comeu (o pirão!) e se fartou.

Tenho saudades daquele lugar.

Um belo dia, volto à região para realizar outro projeto e encontro Dona Zefa na rua.
Ela abre o seu largo sorriso e fala:
-ô, minha filha, que saudade!

-Dona Zefa!!!! Tem feito muito pirão?

- Até que não, minha filha, mas vc bem que tá precisando de um pouquinho. Qualquer dia some. é tão pouquinha...

É importante registrar que eu estava acima do peso, lutando contra a balança todos os dias.
coitadinha da Gisele Bundchen!!!

6 comentários:

Ido disse...

Maravilhosa essa história! Se continuar escrevendo desse jeito vai ser difícil largar de ler seu blog. E isso independe da amizade que temos um com o outro. Beijo pequena e saúde ... sempre!

carlinha navarro disse...

vc é suspeito pra falar...
opinião de amigo não deve ser levada em consideração.kkk
volte sempre!
beijo

Fábio Marques disse...

Bacaníssimo essa experiência... Lembrei de um poema do Manoel de Barros quando tu falou no aprendizado com as galinhas...

"Preciso de obter sabedoria vegetal.(Sabedoria vegetal é receber com naturalidade uma rã no talo.)
E quando esteja apropriado para pedra, terei também sabedoria mineral".

Beijão! E vá viajando que é pra escrever mais histórias..

carlinha navarro disse...

kkkkk
amei!
e vou escrevendo que tô viciada mesmo!!
bj

GH disse...

Hahaha, "é tão pouquinha", hahaha, é uma pirra mermo!!

carlinha navarro disse...

eu posso com isso?